10 fevereiro 2018

O ARTESANATO E O MEIO AMBIENTE


Aliar artesanato à conscientização ambiental é uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para conservação dos recursos naturais. A produção artesanal pode desestimular o consumo exagerado, oferecendo por meio da reutilização de materiais uma forma de resistência há obsolescência programada.

O ARTESANATO E O MEIO AMBIENTE
O ARTESANATO E O MEIO AMBIENTE
O artesanato tem como característica principal a produção manual de objetos e artefatos predominantemente utilitários. Esses produtos são únicos e contém marcas de uma cultura determinada, atestando a ligação do homem com o meio social em que vive.


O ARTESANATO E O MEIO AMBIENTE


Criar peças artísticas a partir de materiais que iriam para o lixo é uma prática que pode oferecer oportunidade para geração de renda. Garrafas “pet”, latas de alumínio e de aço, jornais, recipientes de vidro, coadores de papel, lacres de alumínio, embalagens de papelão e “tetra-pac” assim como inúmeros outros materiais podem ser aplicados, com baixo custo e resultados surpreendentes, transformando o que era visto como “lixo” em peças de decoração e utilidade doméstica.

A palavra lixo costuma ser usada de modo equivocado. A maior parte dos materiais que chamamos de lixo são resíduos que podem ser reutilizados ou reciclados. Para que o reaproveitamento seja possível, é preciso que a separação dos resíduos sólidos e orgânicos seja feita na hora do descarte. 

Os resíduos sólidos podem ser reutilizados para o mesmo fim como, por exemplo, em embalagens e recipientes retornáveis, ou modificados e direcionados a outras funções, como acontece quando o produto se torna matéria-prima no processo artesanal. 

Os resíduos orgânicos podem ser transformados, por meio da compostagem, em adubo que pode substituir o uso de fertilizantes no auxílio ao crescimento e desenvolvimento das plantas.

 Eles são diferentes dos chamados rejeitos, que são resíduos que já esgotaram toda a sua vida útil de tratamento e recuperação e, por isso, devem ser descartados de forma específica.

FONTE DO TEXTO: sustentavel.ufu.br

 FONTE DO VIDEO: SHOW DO ARTESANATO
MONTAGEM: FRANK E SUSTENTABILIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário