19 fevereiro 2018

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS NAS ESCOLAS

Na hora de implantar a coleta seletiva na escola, um dos primeiros passos geralmente é comprar um “kit” de lixeiras com três, quatro, cinco cores diferentes e acreditar que, com isso, a separação do material reciclável está garantida. 
Com o tempo, entretanto, começa-se a notar que isso não basta e a frustração gerada pela perda de tempo e dinheiro acaba por levar uma iniciativa tão importante, ironicamente, para o lixo. 

COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS NAS ESCOLAS
COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS NAS ESCOLAS

Um dos caminhos para escapar dessa armadilha é conhecer um pouco melhor como funciona a cadeia de gestão de resíduos recicláveis.
Cada cidade brasileira tem um programa estruturado de coleta seletiva e reciclagem. Em linhas gerais, a cadeia de gestão de resíduos recicláveis funciona assim: o resíduo reciclável é separado do não reciclável em sua fonte geradora, levado até uma cooperativa que separa e seleciona esse material e, em seguida, ele é encaminhado para indústrias recicladoras.
Dependendo da localização e do porte da escola, os recicláveis podem chegar às cooperativas de inúmeras formas. Esse é um ponto vital da cadeia que deve ser melhor compreendido. 
O transporte dos resíduos recicláveis não tem, na grande maioria dos casos, a estrutura necessária para levar esse material todo separado em plásticos, papéis, vidros e metais. Todos os recicláveis são levados juntos e misturados para as cooperativas e, somente lá, ocorre a separação dos materiais em seus diversos tipos. Só para se ter uma ideia, há vários tipos de plásticos: PET, PEAD, PP, PS, PEBD e por aí vai. 
Sendo assim, não há sentido algum comprar e instalar lixeiras de três, quatro, cinco, seis cores na escola.
Em pouquíssimos casos, como em alguns supermercados e outros pontos de coleta, pode existir a estrutura necessária para o transporte e encaminhamento do material previamente separado. Portanto, é muito importante que você, seus alunos e a comunidade escolar pesquisem e conheçam muito bem o contexto e local do qual fazem parte para entender o tratamento dado ao lixo.
Uma dica valiosa é utilizar apenas lixeiras de duas cores: verde para os recicláveis e cinza para os não-recicláveis, lembrando que os sacos plásticos utilizados devem acompanhar a cor das lixeiras. Isso facilita na hora da retirada dos resíduos da escola e garante a destinação correta de cada tipo.
A implantação de uma gestão de resíduos sólidos na escola é um prato cheio para o desenvolvimento de valores humanos e competências socioemocionais, desde que esteja integrado em um projeto maior que envolva os diferentes atores da comunidade de forma dialógica e cooperativa.
Fonte do texto: novaescola.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário