27 junho 2017

OS TIMES DA RACIONALIZAÇÃO EM CANTEIRO DE OBRAS

Os Times de Racionalização em canteiro de obras

Em muitas situações de estudo de melhoria em canteiros de obras é possível que apenas uma pessoa seja capaz de identificar e propor modificações no processo, porém situações mais complexas podem muitas vezes exigir a ação de um grupo de pessoas que estejam diretamente envolvidos, seria então formado um time de racionalização (TR) para cada obra que seria composto de funcionários líderes e de funcionários da área de produção.

Este time teria como função observar sistematicamente as possíveis situações passíveis de melhoria, identificá-las, definir métodos de melhoria e coordenar sua implementação registrando sempre as situações anteriores e as atuais melhoradas.

Racionalização em canteiro de obras
Racionalização em canteiro de obras


O maior objetivo do time é sem dúvida a troca de informações e ideias entre todos os envolvidos. É também importante registrar que o time pode e deve ser alterado de acordo com a área a ser estudada.

Vale salientar também que as ideias e conhecimentos de todos devem ser aproveitadas. Geralmente operários de produção são capazes de apresentar rapidamente e sem esforço, soluções criativas e apropriadas que poderão diminuir custos, evitar retrabalho, aumentar a qualidade, melhorar a motivação para a produtividade, diminuir prazos de execução, além de organizar o trabalho (GEHBAUER, 2004).

É importante que um coordenador seja designado para que este possa planejar, convocar e registrar as reuniões.

Em casos específicos e complexos, as reuniões podem ser conduzidas por um moderador que poderá fazer parte ou não da empresa; em nenhuma hipótese o coordenador ou moderador deverá impor ideias, a proposta é estabelecer mecanismos de participação de todo o grupo, estimulando a todos a formular ideias e solucionar conflitos que eventualmente possam surgir.

A formação básica seria entre 3 a 6 participantes por time que teriam as seguintes tarefas:

• identificar problemas;

• analisar as causas;

• selecionar as soluções;

• estabelecer um cronograma de ações;

•controle.
Fonte do texto:fieb.org.br/Adm/Conteudo/uploads/Livro-Gestão-de-Resíduos